domingo, 31 de outubro de 2010

Agnelo Queiroz é eleito governador no Distrito Federal

31 de outubro de 2010 • 17h59


Com 81,05% das urnas apuradas neste domingo, o petista Agnelo Queiroz obteve 66,44% dos votos e garantiu matematicamente a eleição para governador do Distrito Federal. Nascido em 9 de novembro de 1958, em Itapetinga (BA), e formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, ele foi deputado distrital em 1990 pelo PCdoB. Em 1994, foi eleito deputado federal, reelegendo-se em 1998 e novamente em 2002. Agnelo ocupou o cargo de ministro do Esporte do governo Lula de 2003 a 2006, quando decidiu concorrer nas eleições para uma das cadeiras do Senado pelo Distrito Federal, mas não foi eleito. Dois anos mais tarde, deixou o PCdoB e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Agnelo, que tem como vice Tadeu Filippelli (PMDB), passou por uma campanha conturbada e chegou a pedir reforço de segurança à Força Federal para garantir a normalidade das eleições no Distrito Federal. A coligação do candidato alegou ao Tribunal Regional Eleitoral que havia uma ameaça decorrente de situações envolvendo manifestantes, nas quais ocorreram agressões físicas. O candidato também foi alvo dos adversários Toninho (Psol) e Eduardo Brandão (PV), que criticaram as alianças petistas.
O novo governador do Distrito Federal iniciou a campanha em segundo lugar, atrás de Joaquim Roriz - que abriu mão de sua candidatura e foi substituído por sua mulher, Weslian Roriz -, mas deu a volta por cima e garantiu sua vaga logo no primeiro turno. No primeiro turno, Agnelo teve 48,41% dos votos, enquanto Weslian Roriz ficou com 31,49% dos votos.
Durante campanha do segundo turno, Weslian só participou do último debate realizado pela Rede Globo no último dia 28 de outubro e por diversas vezes pareceu despreparada. Agnelo esteve na liderança em todas as pesquisas de intenção de votos.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário