quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula cancela comício no Recife para ir hoje ao velório de Kirchner

Lula cancela comício no Recife para ir hoje ao velório de Kirchner

Publicado em 28.10.2010, às 10h52

JC Online Com informações de agências
Atualizada às 12h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou o comício de que participaria na noite desta quinta-feira (28) no Recife (PE) a fim de viajar a Buenos Aires para o velório do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, que morreu na manhã de ontem na cidade de El Calafate, no sul do país, vítima de um ataque cardíaco. O retorno de Lula ao Brasil ainda não está definido. Pode ocorrer na noite de hoje ou amanhã pela manhã.
O ex-prefeito do Recife João Paulo, coordenador da campanha da petista no Estado, confirmou em entrevista à Rádio Jornal que o presidente estará no Recife nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, para um evento pró-Dilma. No entanto, como hoje é o último dia permitido pela legislação eleitoral para a realização de comício, ainda está sendo discutido o formato do evento.
A expectativa é que Lula participe de uma caminhada saindo da Rua Dom Bosco, no Derby, até o Marco Zero, Centro do Recife. Também existe a possibilidade do presidente participar da inauguração da 2ª etapa do Sistema Pirapama. Horário e local da cerimônia ainda não foram definidos.
A viagem a Buenos Aires estava prevista para amanhã, mas o Planalto recebeu informações do governo argentino de que o velório de Kirchner em Buenos Aires se encerrará hoje. Lula, que está no Rio de Janeiro, seguirá direto para a capital portenha.

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa, já estão em Buenos Aires para participar do funeral de Kirchner. Morales foi o primeiro a chegar à capital portenha, onde expressou suas "mais sentidas condolências". "A perda do companheiro Néstor é uma dor para mim, para o povo boliviano e a América Latina", disse Morales, visivelmente comovido. O presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, deve chegar por volta das 12 horas de Brasília, enquanto os demais presidentes da região desembarcam ao longo do dia.

Na Casa Rosada, onde o velório começou às 11 horas (de Brasília) uma enorme fila, de mais de 200 metros, começou a ser formada desde a manhã pelos seguidores de Kirchner para dizer-lhe adeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário