quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula chega ao Recife para último ato de campanha

Reta final // Petistas esperam que uma multidão compareça a ato pró-Dilma no Marco Zero
Ana Luiza Machado
anamachado.pe@dabr.com.br

Diário de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará hoje por volta das 18h no Aeroporto Internacional dos Guararapes para realizar o comício de encerramento da campanha da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), no Marco Zero, previsto para as 19h. Esta não será apenas mais uma visita dele ao estado. Segundo o senador eleito Humberto Costa (PT), o fato dele ter escolhido Pernambuco para finalizar as atividades da sua candidata à sucessão presidencial revela a importância do local para ele. "Há o significado simbólico de ser o último ato de campanha como presidente, além de ser o estado dele", afirmou Costa.


Em agosto, também no Marco Zero, Lula não poupou críticas aos adversários do PT e seus aliados Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press - 27/08/2010
Uma grande mobilização dos partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco está sendo articulada para o evento. De acordo com o coordenador da campanha de Dilma no estado, o deputado federal eleito João Paulo (PT), a expectativa é de que uma multidão se reúna no Marco Zero. A coordenação da capanha petista anunciou que prefeitos, vereadores e deputados virão em "caravanas de todo o estado".

A presidenciável, no entanto, não estará presente no ato em prol da sua candidatura, no Recife, porque possui compromissos em Belo Horizonte. "Ela optou por fechar a sua campanha lá porque é uma forma de tentar equilibrar a vantagem que Serra tem em São Paulo", explicou o senador petista. Outro fator que provavelmente pesou para que ela não viesse foi a recente visita ao estado. Dilma participou, na última terça-feira de uma carreata no município de Caruaru, Agreste pernambucano, considerada por ela como "um dos momentos mais fortes" da sua vida.

O presidente Lula realizou comício junto com Dilma, no Marco Zero, há dois meses. Na ocasião, ainda no primeiro turno, fez um discurso inflamado com críticas as gestões passadas no estado e pedidos de votos para reeleger o governador Eduardo Campos e os senadores da base, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT). Desta vez, com eles já eleitos, o discurso deverá ser um pedido exclusivo para a presidenciável Dilma Rousseff e agradecimentos pelo apoio do povo pernambucano nestes oito anos de governo.

A estrutura de segurança montada no bairro do Recife Antigo, segundo os organizadores não deve ser diferente do que foi feito em agosto. Um requisito para ficar mais próximo do palco onde estavam o presidente, o governador Eduardo Campos e demais lideranças políticas, era passar por detectores de metais instalados na entrada do Marco Zero. Para hoje, a partir das 17h algumas vias próximas ao Marco Zero já serão interditadas por agentes da CTTU. Perto de 150 pessoas são esperadas para compor o palco de 12 metros de comprimento por 10 de largura. Ao lado de Lula estarão o governador, o prefeito do Recife em exercício Milton Coelho, além de Armando Monteiro e Humberto Costa e o próprio João Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário