terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cumprimentos de chefes de Estado marcam o dia

Cumprimentos de chefes de Estado marcam o diaPublicado em 02.11.2010
 
BRASÍLIA – A presidente eleita, Dilma Rousseff, dedicou parte do dia de ontem a receber cartas e telefonemas de chefes de Estado parabenizando-a por sua vitória. Presidentes como o americano Barack Obama, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o venezuelano Hugo Chávez se manifestaram, cada um com seu estilo próprio. “Obama disse que quer continuar a interação com o Brasil, citando temas sensíveis como a questão energética e a política internacional”, disse o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
Obama, que teria convidado a presidente eleita a uma visita aos Estados Unidos, falou com Dilma por telefone, e Ahmadinejad enviou uma carta. O presidente do Irã falou em justiça regional e internacional, segurança e estabilidade e defendeu o fim do uso da força pelas grandes potências. Chávez relatou o encontro no Twitter: “Falei com a presidente Dilma. Encarregou-me de saudar a todo o povo venezuelano. ‘Seguiremos construindo a unidade Brasil-Venezuela’, disse”.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, também telefonou para Dilma, e lembrou a parceria entre o Brasil e seu país. Sarkozy está interessado na compra de caças de combate pela Força Aérea Brasileira. Em comunicado, o presidente francês manifestou suas “muito calorosas felicitações” pela vitória, e disse que a eleição dela era o “reconhecimento do povo brasileiro pelo considerável trabalho feito pelo presidente Lula para fazer do Brasil um país moderno e mais justo”.
O presidente de Portugal, José Sócrates, citou Chico Buarque para dizer que a vitória de Dilma teve “gosto de alecrim”, referindo-se à música “Tanto mar”. O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, declarou estar ansioso para receber a presidente eleita na Bulgária, o país de origem do pai de Dilma.
O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, parabenizou Dilma, em carta em que disse ter certeza de que a Copa de 2014 causará um grande impacto positivo no país

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário