terça-feira, 2 de novembro de 2010

Vitória em todos os municípios


Publicado em 02.11.2010

 
A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), teve uma vitória consagradora em Pernambuco, ganhou com 3,4 milhões de votos, ou seja, 75,65% dos votos válidos (veja arte ao lado). E por uma diferença de 2,3 milhões de votos em relação ao seu adversário, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), que obteve 1,1 milhão (24,35% dos votos válidos). Ela ficou na dianteira em todos os 184 municípios do Estado e no Arquipélago de Fernando de Noronha.A ex-ministra da Casa Civil contabilizou mais de 90% dos votos válidos em 20 cidades pernambucanas – 18 delas localizadas no Sertão e duas no Agreste. Assim como ocorreu no primeiro turno, foi Calumbi, no Sertão do Pajeú, que deu a maior votação a Dilma. No segundo turno, a petista ficou com 96,51% dos votos válidos, quase dois pontos percentuais a mais do que recebeu no turno anterior. Em seguida, veio Betânia, no Sertão do Moxotó, onde a futura presidente obteve 95,50% dos votos válidos. Itacuruba, no Sertão do São Francisco, foi a terceira cidade onde a ex-ministra foi mais bem votada. Ganhou com 94,67% dos votos válidos.
Dos 10 municípios onde o desempenho de Dilma Rousseff foi mais baixo: seis ficam no Agreste e quatro na Zona da Mata. Os índices mais baixos ficaram em torno dos 57%. Em Paudalho, na Mata Norte, a petista contabilizou 57,23% dos votos válidos. Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, a performance da ex-ministra foi um pouco melhor, ficou com 58% dos votos válidos. Em Taquaritinga do Norte, cidade próxima de Santa Cruz do Capibaribe, Dilma obteve 59,97% dos votos válidos.
No ranking da votação final, Recife ficou na posição 172º, concedendo a ex-ministra 66,35% dos votos válidos. Mesmo assim, o resultado final da petista em todas as 14 cidades da Região Metropolitana ficou em 71,8% – a média mais baixa das regiões. A mais alta foi no Sertão, com 84,9%, onde estão muitas das pessoas beneficiadas por programas do governo federal, como o Bolsa Família.
O governador reeleito Eduardo Campos (PSB) conseguiu atingir a sua meta, que era elevar a votação que Dilma registrou no primeiro turno (61,74%), já que entre os votos do socialista e os da petista a diferença era de 702.123. Ao final do segundo turno, contudo, Dilma ultrapassou, em números absolutos, a votação do chefe do Executivo estadual em sete mil votos. 

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário