quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Rands está entre nomes cotados

Sucessão // Quatro deputados do PT concorrem à Presidência da Câmara


A disputa política deve aumentar nos próximos dias após o acordo fechado, ontem, entre o PT e o PMDB, partidos que vão disputar respectivamente o comando da Câmara dos Deputados e do Senado. Nesse cenário, pelo menos um nome de Pernambuco começou a ser ventilado para concorrer à sucessão do deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), eleito vice-presidente da República no domingo passado. Ex-líder do PT na Casa e ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado federal Maurício Rands (PT) entrou na roda de especulações e corre por fora na disputa que já tem três nomes petistas colocados: Cândido Vaccarezza (PT-SP), Marco Maia (PT-RS) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Líder do PT na Câmara, Fernando Ferro disse que não foi procurado por Rands - seu conterrâneo -, para tratar do assunto. Mas ele admitiu que é muito cedo e que os nomes da legenda ainda estão sendo colocados. A eleição da Câmara acontece em fevereiro de 2011, após a posse dos novos deputados. "Até agora, só fui procurado oficialmente por Vaccarezza e por Marco Maia. Mas nós vamos abrir um debate sobre qual nome tem mais requisitos. O primeiro passo é convencer a bancada do PT para depois convencer a Câmara", declarou Ferro.

Rands falou com o Diario por telefone e frisou não ter se colocado para a disputa. Mas ele não deixou de vender o próprio peixe. "Algumas pessoas têm me colocado por conta do meu trânsito e do bom diálogo com a oposição, mas não estou me apresentando como candidato", declarou. "Evidentemente, o novo presidente deve estar sintonizado com a presidenta eleita (Dilma Rousseff (PT)", acrescentou o pernambucano.

Segundo um parlamentar governista eleito, que pediu reserva, o nome de Rands é bem cotado por ter trânsito em todos os partidos da base e da oposição. Ele é um dos parlamentares com maior prestígio entre os jornalistas de Brasília (DF), de acordo com pesquisa do Congresso Em Foco, e um dos petistas com prestígio em ascensão. Rands teve atuação de destaque na CPI dos Correios, em defesa do governo Lula, e na condição de líder do PT entre 12 de fevereiro de 2008 e 3 de fevereiro de 2009.
 
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário