terça-feira, 2 de novembro de 2010

Massacre de cristãos em igreja católica de Bagdá

» IRAQUE
Massacre de cristãos em igreja católica de Bagdá
Publicado em 02.11.2010

 
BAGDÁ – Uma operação de resgate de 120 cristãos feitos reféns por extremistas ligados à Al-Qaeda em uma igreja católica em Bagdá, domingo, deixou 58 mortos e 78 feridos, a maioria mulheres e crianças. Autoridades suspeitam que a maior parte dos reféns foi morta depois que forças especiais iraquianas e americanas decidiram invadir a Igreja Nossa Senhora da Salvação. Porém, há relatos de que vítimas já estavam sendo baleadas antes. Dos 58 mortos, dois eram padres, 39 fiéis e 12 policiais. Outras cinco pessoas morreram ao passar na frente da igreja, atingidas por uma explosão.
O premiê iraquiano Nouri al-Maliki afirmou que o ataque foi uma tentativa de extremistas muçulmanos de expulsar a minoria católica do país. Foi o maior ataque realizado contra a minoria cristã desde a invasão americana em 2003. Ontem, o papa Bento XVI condenou o atentado e pediu a paz no Oriente Médio. “Rezo pelas vítimas dessa violência sem sentido.”
A ação começou no início da noite de domingo, quando um carro-bomba explodiu perto da Bolsa de Valores de Bagdá, próxima à igreja. Entre cinco e oito insurgentes usando coletes com explosivos, granadas e armas de fogo feriram dois seguranças e em seguida invadiram a igreja. Por telefone, exigiram das autoridades a libertação de integrantes da Al-Qaeda.
A igreja foi cercada pela polícia, que negociou por quatro horas, até que forças especiais do Iraque e dos EUA decidiram pela invasão, alegando ter ouvido disparos. Os extremistas teriam então detonado explosivos e atirado. Um dos insurgentes teria fuzilado 30 reféns no porão da igreja. 

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário