terça-feira, 2 de novembro de 2010

Embate regionalista domina o TwitterPublicado em 02.11.2010
RIO – No primeiro dia após a eleição de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência do Brasil, um embate regionalista tomou conta do Twitter. Milhares de usuários brasileiros trocaram provocações após a usuária Mayara Petruso (@mayarapetruso), insatisfeita com a eleição de Dilma, postar uma mensagem raivosa contra os nordestinos, ainda na madrugada: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”O assunto rapidamente repercutiu na rede e tomou conta das conversas pelo microblog desde a madrugada. Por volta do meio-dia, o termo “nordestisto”, como a estudante de Direito se referiu aos nordestinos, era o terceiro termo na lista dos Trending Topics no Brasil (os termos mais usados pelos usuários), antecedido por #orgulhodesernordestino. Também na lista, “norte/nordeste” e “sul/sudeste”.
O comentário foi logo repassado pelos seguidores de Mayara. Em poucos minutos, dezenas de usuários responderam em suas contas e entraram na polêmica, dando início a uma onda de postagens, tanto favoráveis quanto contrários à posição de Mayara, como pode ser visto abaixo.
De @roberto_william: “Sulistas que acusam nordestinos de ‘eleger’ Dilma foram os mesmos que elegeram Tiririca (nordestino também)”. De @Evevys: “Acho engraçado, o Sudeste elege Romário, Bebeto e Tiririca. Agora critica o Nordeste por votar em Dilma. #Hipocrisia”. De @felipecbotelho: “Realmente é uma miséria ser nordestino: ter que ir à praia no feriado num ótimo clima, beber água de coco, respirar um ar puro”.
Muitos, no entanto, refutaram a divisão regionalista e escreveram mensagens contra as provocações. De @LucasBapt: “Que palhaçada esse negócio de Norte/Nordeste versus Sul/Sudeste. Somos todos brasileiros, e Dilma foi eleita por todas as regiões”.
De @dudu_braga: “Ai ai, em época de Copa do Mundo e Carnaval todo mundo é brasileiro, depois da eleição é #nordestisto Norte/Nordeste x Sul/Sudeste”.
De @gerivaldo: “Para registrar minha indignação com a intolerância, tenho #orgulhodesernordestino”. De @maguimaraes_ : “É por causa dessas brigas Norte/Nordeste X Sul/Sudeste que o Brasil não vai pra frente. Ignorância predomina o país. #Orgulhodesernordestino”. O perfil original de Mayara foi deletado, mas internautas já trataram de criar uma conta falsa (@nordestisto), que posta sátiras e críticas às declarações dela.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário